Trata-se de um serviço desenvolvido sobre o software livre WordPress e mantido por uma equipe de técnicos da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação – SEATI. O objetivo deste serviço é proporcionar autonomia às secretarias e demais órgãos do Governo do Estado do Maranhão para construção e manutenção de seus sítios eletrônicos.
O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS, do inglês Content Management System) mais utilizado no mercado para construção de websites, oferecendo uma plataforma ágil e de fácil utilização para publicação de todo o tipo de conteúdo, como textos, fotos, documentos e vídeos. É um software livre e de código aberto, o que permite à equipe técnica da SEATI adicionar novas funcionalidades ao sistema e adaptá-lo às necessidades da instituição.
A plataforma WordPress proporciona ao administrador do site total autonomia sobre o conteúdo, através de um ambiente similar a um processador de textos, dispensando conhecimentos técnicos. A manutenção do site é feita, de posse da senha de acesso, a partir de qualquer computador conectado à internet através do próprio navegador (browser), não sendo necessário instalar nenhum programa adicional.
Este documento tem por objetivo ser um guia prático para
implementação de um site básico no WordPress Institucional. Acompanhar
as orientações na sequência apresentada permitirá ao usuário
colocar seu site em funcionamento em poucos minutos.
Para entrar na interface administrativa de seu site, acesse o endereço:
www.site-da-sua-secretaria.ma.gov.br/wp-admin
Na tela de login (figura 1.1), informe o seu nome de usuário e a senha de acesso. Essas informações estão no e-mail que você recebeu quando solicitado.
Caso não lembre sua senha, clique no link “Perdeu a senha?” na tela de login. A seguir informe seu nome de usuário, ou o e-mail utilizado no cadastro do site. Você receberá um e-mail com um link para redefinir sua senha.
A – Posts: gerenciamento de páginas dinâmicas. Artigos relacionados a categorias;
B – Mídia: gerenciamento de imagens, vídeos e outros arquivos que serão inseridos nos posts ou páginas;
C – Páginas: páginas com conteúdo informativo como, equipe, contato, etc.
D – Comentários: lista de comentários enviados para o site;
E – Aparência: mostra opções relacionadas ao layout do site e também dos itens do menu
F – Plugins: adiciona novas funcionalidades ao site;
G – Usuários: gerencia usuários que acessam o site e suas permissões;
I – Ferramentas: importação e exportação de conteúdo e outras opções. Esta área deve ser manuseada pela equipe técnica da SEATI.
J – Configurações: encontramos opções básicas e avançadas que afetarão todo o sistema. Esta área deve ser manuseada pela equipe técnica da SEATI.
Os textos ficarão disponíveis para criação/edição a partir de Posts e Páginas. Os posts são utilizados geralmente para criação de notícias e conteúdo de alta rotatividade como notas, etc. As páginas são utilizadas para conteúdo fixo como páginas informativas sobre a instituição, a equipe, endereço e telefones de contato, etc.
Exemplo de organização do site de uma Secretaria de Estado:
● Apresentação
● Estrutura Organizacional
● Organograma
● Lista de Contatos
● Legislação
● Regimento Interno
● Serviços
Obviamente, que estas opções poderão ser diferentes de acordo com a característica da instituição.
Para a divulgação de notícias e comunicados utiliza-se o recurso de p osts do WordPress. Os posts são exibidos na página inicial do site e chamam a atenção do visitante para atualizações e acontecimentos importantes, como abertura de inscrições, prazos para envio de documentos, últimas notícias, etc.
Observe que os posts geralmente carregam informações momentâneas, relacionadas a um determinado período de tempo, ao contrário das páginas, que contêm informações que necessitam estar permanentemente disponíveis no site.
As postagens são classificadas em categorias. Para criar uma nova categoria, acess o menu Posts > Categorias, figura 2.1. No nosso ambiente há duas categorias padrão: Notícias e Destaque.
Os posts são exibidos no site em ordem cronológica decrescente, com os posts mais recentes acima dos mais antigos. A figura abaixo mostra a lista de posts com Título, Autor, Categorias e Tags (palavras-chave).
Para criar um novo post (uma nova notícia por exemplo), acesse o menu Posts > Adicionar Novo conforme a figura 2.2.
A – Botão “Adicionar Novo” para inserir novo post a partir da tela de edição;
B – Título do Post;
C – Botão para pré-visualização do texto;
D – Botão “Adicionar Mídia” para inserir imagens, arquivos PDF, etc.;
E – Barra de ferramentas de edição de texto;
F – Área de edição do texto;
G – Opções de publicação:
– Salvar como Rascunho: preserva o texto para posterior publicação
– Visibilidade: permite publicar o post somente para determinados usuários
– Publicar Imediatamente: permite alterar a data de publicação do post
H – Botão “Publicar”: Permite salvar o post. Após o primeiro salvamento o texto do botão muda para “Atualizar”;
I – “Mover para lixeira”: Permite enviar o post para lixeira, onde posteriormente pode ser restaurado ou definitivamente apagado;
J – Opção de Categoria do post;
K – Opção de Tags (palavras-chave) do post;
L – Imagem Destacada: permite escolher (ou não) imagem de destaque para o post.
É possível marcar um post como fixo, evitando que o mesmo seja deslocado para baixo por posts mais novos. Este recurso pode ser usado, por exemplo, para garantir que comunicados importantes permaneçam no topo das notícias do site.
A figura acima mostra como fixar um post. No quadro Publicar, à direita da tela de edição, clique nas opções de Visibilidade e então marque a opção Fixar este post na página inicial. Lembre-se de desmarcar essa opção quando o destaque não for mais necessário.
A tela de criação/edição de página é semelhante ao post, com um
título, área de texto que permite digitar o conteúdo da página, com
recursos semelhantes aos de um processador de textos, como o Word. Para
salvar a página clique em Publicar, e a página estará imediatamente
disponível no site.
É possível também visualizar a página antes
de publicá-la, clicando em Visualizar ou salvar um rascunho da página
para continuar a edição do texto posteriormente, clicando em Salvar como
rascunho. Observe que a página não ficará visível aos visitantes do
site enquanto não for publicada.
Na área de edição do texto, coloque o cursor na posição onde deseja inserir a imagem e clique no botão Adicionar Mídia, acima da barra de ferramentas.
Na janela seguinte, clique na aba Enviar arquivos e clique no botão Selecionar arquivos para selecionar arquivos no seu computador. Você pode também arrastar as imagens diretamente para a área de envio.
Após o envio da imagem, as configurações de exibição permitem ajustar o alinhamento da imagem em relação ao texto e o tamanho de exibição no post. Certifique-se que a opção Link para esteja configurada para Arquivo de mídia, para que a imagem seja exibida em tela cheia ao ser clicada. Opcionalmente, pode-se adicionar uma legenda à imagem através do campo Legenda.
Para inserir a imagem com as opções configuradas, no botão Inserir no post.
Após a imagem inserida no post, o usuário poderá editar opções como tamanho, alinhamento, legenda, etc. Para isso, basta clicar na imagem e no botão de edição “Lápis”.
A imagem acima mostra a imagem selecionada com apenas um clique. Abaixo, a tela de “detalhes da imagem” com várias opções. Ao final o usuário deverá clicar sobre o botão “Atualizar”.
Para reutilizar uma imagem que já foi enviada para o site, clique no botão “Adicionar mídia” na aba “Biblioteca de mídia”, selecione a imagem desejada, configure a exibição e clique em “Inserir no post”
Para criar uma galeria de Imagens a partir do WordPress, clique no botão “Adicionar mídia”, clique no item (à esquerda) “Criar galeria” (A) e utilize as fotos que já estão em sua biblioteca de mídia ou carregue novas fotos a partir do seu computador (Enviar Arquivos).
Selecione as imagens que deseja fazer parte desta nova galeria (C). Observe que à medida em que as imagens forem selecionadas, serão mostradas suas miniaturas abaixo (D). Após isso clique no botão “Inserir Galeria”, à direita embaixo.
Após a escolha das imagens, aparecerá uma nova tela com novos detalhes para inserir a galeria no post. De acordo com a largura da tela, pode-se optar por uma quantidade de colunas. O padrão são 3. Agora é só clicar no botão “Inserir galeria” para que as fotos sejam aplicadas ao Post. Para editar a galeria, é só clicar em cima dela e após no botão “Editar” (em forma de lápis).
Para anexar documentos (PDF, DOC, XLS, etc) a um post ou página, aplica-se o mesmo procedimento utilizado para adicionar imagens.
Na área de edição do texto, coloque o cursor na posição onde deseja inserir o documento e clique no botão Adicionar Mídia.
Na janela seguinte, clique na aba Enviar arquivos e clique no botão Selecionar arquivos para selecionar arquivos no seu computador, ou arraste os arquivos desejados para a área de envio. Você pode enviar vários arquivos de uma só vez.
Após o envio dos arquivos, você pode editar o título e descrição dos documentos, na coluna da direita. Clique em Inserir no post e um link para o documento será inserido no texto, usando o título especificado. Caso o título seja deixado em branco, será utilizado o próprio nome do arquivo.
Para criar links em páginas ou posts, selecione o texto desejado, clique sobre o botão “Inserir/Editar Link” na barra de ferramentas e selecione as opções conforme a imagem abaixo:
Os links pode ser criados a partir de um endereço na Internet ou de um conteúdo do site, como por exemplo um post ou página.